A agência

A Agência de Notícias da Infância Matraca é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que visa promover e difundir ações voltadas para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, buscando a sensibilização e mobilização da sociedade, através de ações de comunicação, formação e participação nos espaços de articulação da área da infância, no Maranhão, com vistas à implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A missão da agência é contribuir para a consolidação de uma reação ética e transparente entre imprensa, seus profissionais, as organizações que atuam na área da infância, crianças e adolescentes e outros segmentos da sociedade, visando um mundo melhor para as crianças e adolescentes maranhenses.

A agência foi lançada em setembro de 2002 durante o II Seminário Mídia, Infância e Adolescência no Maranhão – Política, com que olhos te vejo?, e sua oficialização como pessoa jurídica ocorreu em maio de 2003. Do lançamento para cá, a agência vem se esforçando para se estruturar fisicamente, bem como estabelecer parcerias que colaborem com a consecução dos seus objetivos.

Apesar do pouco tempo de existência, a MATRACA já se constitui em um espaço permanente de produção, edição e discussão de notícias sobre o segmento infanto-juvenil no Estado do Maranhão. Seu principal objetivo é colaborar com a construção de uma consciência crítica por parte dos profissionais da comunicação no Maranhão em relação às temáticas relativas a crianças e adolescentes, bem como a incentivar a ampliação da qualidade da cobertura midiática deste assunto.

Para atingir seus objetivos, a Matraca organiza suas ações em eixos:

1. Mobilização da Mídia – Neste eixo, a agência desenvolve uma série de produtos e ações:

  • Monitoramento e análise de mídia – As matérias clipadas são inseridas e classificadas em um banco de dados específico, que permite a análise de como a imprensa está abordando a questão da infância. A análise, acrescida de uma pesquisa paralela sobre um tema pré-definido, se transforma em uma publicação.
  • Intervenção direta – Um jornalista mobilizador se encarrega de fazer contato direto com os profissionais das redações, para comentar, elogiar ou criticar as produções, oferecer textos complementares e sugestões de fontes, dentre outras coisas, com o objetivo de melhorar a qualificação da produção jornalística sobre crianças e adolescentes.
  • Prioridade Absoluta – É um boletim de pautas enviado todas as segundas-feiras para os profissionais da imprensa com sugestões e a agenda dos eventos da área da infância para aquela semana. Também
  • Formação – A Matraca desenvolve ações de formação e capacitações voltada especificamente para os comunicadores – são oficinas, cursos e eventos, como os seminários Mídia, Infância e Adolescência no Maranhão, realizado em parceria com o Unicef e a Rede Amiga da Criança, que este ano teve sua quarta edição.
  • Home-Page – Atualizada diariamente, traz links diretos para todos os produtos e publicações, bem como notícias da área (www.matraca.org.br). Atualmente, conta com uma média de 1.500 acessos únicos semanais.

 

2. Qualificação das organizações não governamentais que atuam na área da infância – Ações voltadas para o fortalecimento das ong´s e projetos:

  • Clipping – Clipagem de todas as matérias publicadas regionalmente sobre a área da infância, transformada em um boletim que é enviado diariamente para um mailling de aproximadamente 300 pessoas de organizações da área da infância e da mídia. O objetivo é difundir as informações sobre crianças e adolescentes e facilitar o acesso à informação.
  • Formação Oficinas voltadas para potencializar o uso da comunicação e seus instrumentos são oferecidas para as organizações, com o objetivo de fortalecê-las na busca de seus objetivos.

 

3. Fortalecimento das articulações políticas – A Matraca participa de diversos fóruns e articulações em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O objetivo é dar visibilidade e fortalecer estes espaços:

  • Grupo de Fortalecimento das Medidas Sócio-Educativas no Maranhão
  • Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fórum DCA;
  • Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil;
  • Grupos de Monitoramento dos Planos Estadual e Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes;
  • Comitê Maranhense pela Democratização da Comunicação;
  • Comitê Maranhense de Educaçãoem Direitos Humanos.

4. Promoção do Protagonismo Juvenil – A Matraca é a articuladora da Rede Sou de Atitude no Maranhão e busca integrar as ações de monitoramento próprias da Rede a ações de comunicação.

A Matraca integra a Rede Andi Brasil, iniciativa que reúne organizações especialistas em comunicação pelos direitos de crianças e adolescentes em 11 estados brasileiros. São objetivos da Rede ANDI Brasil:

  • Consolidar uma cultura entre os profissionais e veículos de comunicação que priorize a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente;
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de comunicação entre as instituições e entre os profissionais que atuam na área da infância e da adolescência;
  • Formar estudantes universitários para atuar como agentes de comunicação e mobilização social.
Print Friendly
Top