Agência Matraca promove curso para radialistas sobre primeira infância

A Primeira Infância é o período que compreende o nascimento até os seis anos de vida da criança, fase que requer cuidados especiais, se inicia desde o parto e percorre a amamentação, vacinação, incluindo a responsabilidade dos pais e os direitos da criança. É uma temática que vem despertando mais interesse na sociedade, devido ao crescente conhecimento da importância que têm os cuidados referentes à primeira infância.

Levando em consideração a importância do assunto, é que a Agência de Notícias da Infância Matraca, em parceria com a Rede da Primeira Infância do Maranhão e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), irá realizar o curso “Desenvolvimento Infantil para Radialistas”. O treinamento terá inicialmente um módulo presencial, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, na Pousada Portas da Amazônia, em São Luís. Os restantes dos módulos serão feitos por meio de uma plataforma virtual. Participarão do curso cerca de 50 radialistas de emissoras comunitárias, comerciais e educativas de São Luís e mais 23 cidades.

O facilitador da parte prática do curso será o professor e radialista Ed Wilson Araujo. “Há um envolvimento razoável dos profissionais de comunicação diante da amplitude de pautas que podem ser exploradas sobre o tema primeira infância. Infelizmente, no Brasil, os temas da violência, política e economia são predominantes nas abordagens. A primeira infância, embora seja transversal aos grandes temas, ainda não tem o tratamento adequado e nem a devida importância reconhecida pela maioria dos meios de comunicação”, pontua o professor.

Para participar do curso foram escolhidos radialistas de alguns dos municípios com os piores IDHs do Maranhão que possuem rádio em funcionamento, além da disponibilidade desses profissionais em participar do curso, para que eles possam transformar o conteúdo em ações concretas. O treinamento dará a oportunidade do conhecimento adquirido se transformar em produtos radiofônicos e semelhantes, com a intenção também de fomentar uma espécie de rede entre os participantes para que possam divulgar a temática sobre a primeira infância. Para isso, na parte do curso que será realizada à distância, serão disponibilizados materiais didáticos sobre a temática.

A iniciativa visa ampliar a discussão em torno da primeira infância no Estado do Maranhão, principalmente por intermédio da comunicação, com intuito de fortalecimento do diálogo entre o poder público e a sociedade civil, objetivando a implementação da garantia de direitos das políticas públicas voltadas para os direitos da primeira infância. Posteriormente, por meio da plataforma digital, a intenção é que o curso seja levado para outros municípios que não participaram desta vez, já que o assunto é de interesse de toda sociedade.

“Iniciativas como essa da Agência Matraca, de oferecer um curso para radialistas, encaixa-se nessa perspectiva de sensibilizar a sociedade, especialmente os profissionais de comunicação, para a necessidade de pautar os temas da primeira infância nas suas produções radiofônicas, visto que o rádio é um meio de comunicação popular”, finaliza Ed Wilson Araújo.

Texto: Yara Mendes/ Revisão: João Carlos Raposo

Print Friendly
Top