Matraca realiza curso para radialistas de municípios do Maranhão

O tema da Primeira Infância ganha cada vez mais visibilidade, além de ser uma temática que realmente precisa ser discutida. Com intuito de levar esse assunto para vários territórios maranhenses, inclusive para alguns dos munícipios do estado do Maranhão que apresentam os piores IDHs, é que a Agência de Notícias da Infância Matraca, em parceria com a Rede da Primeira Infância do Maranhão e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), realizou, nos dias 20 e 21 de maio, a parte presencial do curso “Desenvolvimento Infantil para Radialistas”, na pousada Portas da Amazônia, em São Luís. Será dada continuidade ao curso através de uma plataforma digital, que lhes dará acesso aos módulos.

Participaram do curso cerca de 50 radialistas de emissoras comunitárias, comerciais e educativas de São Luís e mais 23 cidades. Para o radialista Miguel Pereira de Sousa, do município de Belágua, “questões referentes à primeira infância não são trabalhadas na rádio do município. Com o curso e os aprendizados adquiridos será possível levar o assunto para a comunidade, além de ser um meio dos ouvintes entenderem o tema e esclarecerem suas dúvidas”.

O curso presencial foi dividido em duas partes: teórica e prática. O facilitador da parte teórica, jornalista Marcelo Amorim, ressaltou suas expectativas sobre o curso. “A gente espera que o curso desenvolva nos radialistas a sensibilidade e a vontade de descobrir um pouco mais sobre a primeira infância, pois é uma fase muito delicada e muito importante para todo ser humano. Os cuidados nessa fase terão repercussão para toda a vida e o que a gente espera é que os radialistas entendam essa necessidade, a relevância do tema e levem essas informações para os seus municípios”, destaca Amorim.

Na parte prática, facilitada pelo professor Ed Wilson Araújo, foram feitas entrevistas pelos radialistas dos municípios, com temas referentes à primeira infância, que resultaram em produtos radiofônicos. “Reunir os radialistas é uma iniciativa muito importante para que eles possam fazer programas com qualidade, à altura do que eles aprenderam no curso em relação à primeira infância. Nosso objetivo também é a formação de uma rede de comunicadores pela primeira infância no Maranhão”, reforça o professor.

Texto: Yara Mendes/ Revisão: João Carlos Raposo

Foto: Lucas Fonseca

Print Friendly
Top