Projeto Criança em Pauta

 

Prevê a realização de uma análise de mídia, que visa compreender como a imprensa maranhense está tratando as temáticas ligadas aos direitos de crianças e adolescentes, quais as principais fragilidades da cobertura, buscando indicar caminhos de intervenção. O projeto prevê também a continuidade do suporte de comunicação ao CEDCA, por parte da Matraca, com a manutenção do seu site e apoio às ações do Plano de Comunicação. 

Entende-se que um grande aliado para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) pode ser a mídia, em suas várias formas. Sem acompanhamento, a mídia pode cometer muitos erros e até gerar posições contrárias aos direitos de crianças e adolescentes, como em discussões que movimentam a opinião pública, caso da redução da maioridade penal. Assistida de perto, incentivada e, inclusive, fiscalizada, a mídia pode, ao contrário, ajudar a difundir informações que podem colaborar com as mudanças culturais que desejamos.

Projeto Criança em Pauta propõe exatamente o fortalecimento desta relação próxima com os meios de comunicação, inclusive com que lidam com as novas tecnologias, como os blogs, visando uma aliança em busca da defesa de direitos humanos. O objetivo geral dessa ação é é ampliar a presença das temáticas ligadas aos direitos de crianças e adolescentes na Mídia, de forma qualificada e com atenção especial aos Conselhos de Direito. Também visa fortalecer a política de comunicação do CEDCA-MA e entender como a mídia aborda questões relativas aos direitos de crianças e adolescentes.

Print Friendly
Top