Primeira Infância em Rede

O objetivo principal dessa ação é ampliar a discussão em torno da primeira infância no estado do Maranhão,  em São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, municípios de referência no projeto, objetivando o fortalecimento do diálogo entre poder público e sociedade civil, visando à implementação das garantias de direitos das políticas públicas voltadas para os direitos de crianças pequenas (zero a seis anos de idade).

Este projeto foi elaborado com base nos desafios que são colocados à Rede Estadual pela Primeira Infância no Maranhão (REPI-MA), no sentido de desenvolver o trabalho de articulação da rede de proteção à primeira infância no estado. As ações e municípios definidos no projeto dão continuidade qualificada à articulação social desenvolvida ao longo dos últimos quatro anos de existência da REPI-MA.

Formalizar a rede com Termo de Compromissos ou Protocolo de Intenções permite que as instituições integrantes tenham maior compromisso com a causa, além de precaver mudanças governamentais. A exemplo da Rede Nacional pela Primeira Infância, a criação de instrumentos de visibilidade da atuação em rede faz-se necessário para fortalecer a incidência política, bem como pautar a temática e seus desafios para conhecimento da sociedade em geral.

O projeto ampliará a atuação da REPI-MA incluindo os municípios que serão sensibilizados nas discussões pela primeira infância, fazendo com que a rede tenha maior abrangência. Favorecerá um diálogo dos poderes executivo estadual e municipais com a sociedade organizada.

Este projeto prevê a continuidade de um processo que já vem sendo desenvolvido, e pouco difundido, e será potencializado com os eventos de sensibilização, hotsite e cartografia.

O Projeto Primeira Infância em Rede é financiado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (FMDCA-SL).

Print Friendly
Top