Projeto Rede Jovem de Controle Social

O Projeto Rede Jovem de Controle Social pretende monitorar a implementação, no âmbito do executivo municipal, de políticas públicas que garantam direitos de crianças e adolescentes, que respondam aos planos de governo defendidos durante o período eleitoral e aos compromissos assumidos pelos candidatos à Prefeitura de São Luís, durante Painel de Propostas realizado pelo Fórum DCA.

O projeto prevê a formação e qualificação de uma Rede de Jovens interessados em controle social, que será capacitada sobre o tema e construirá estratégias de controle social. O objetivo é que os próprios adolescentes e jovens disseminem essa discussão em outros espaços e articulações, com fóruns e escolas, o que garantirá a sua continuidade pós-projeto. A iniciativa está sendo desenvolvida na Cidade Olímpica, em São Luís, e prioritariamente monitora políticas públicas na área de educação.

Entende-se que as políticas públicas implementadas na capital, São Luís, ganham especial destaque, pois servem de parâmetro e exemplo para os demais municípios. Contar com políticas eficazes na capital é um passo para que elas se disseminem, gerando uma melhora geral nos indicadores.

O Projeto Rede Jovem de Controle Social propõe exatamente dialogar com o Poder Público municipal, acompanhando, apoiando e cobrando a implementação de políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com a participação protagônica dos próprios adolescentes e jovens.

Print Friendly
Top